GENTILEZA GERA MAIS GENTILEZA
Certo dia, um empregado que trabalhava em um frigorífico, ao terminar o trabalho, foi inspecionar a área de congelamento e de maneira inexplicável, a porta fechou e eleacabou ficando preso no interior da câmara frigorífica.
Bateu na porta com força, gritou, gritou e gritou por socorro, mas ninguém o ouviu, pois todos os outros funcionários haviam saído para as suas casas. Era impossível, que alguém conseguisse escutar os gritos e os pedidos de socorro. De repente… A porta
que estava trancada, abriu… Era o vigilante da empresa que entrou na câmara frigorífica e resgatou o funcionário bastante debilitado, mas, ainda com vida.
No dia seguinte, a diretoria do frigorífico fez uma reunião para parabenizar a ação e perguntaram ao vigilante: Por que você abriu a porta da câmara frigorífica, se isto não faz parte da sua
rotina de trabalho? O vigilante explicou:
– Trabalho nesta empresa há mais de dez anos. Aquele homem é diferente. Ele sempre cumprimenta ao chegar pela manhã e todos os dias se despede ao passar pela portaria. Ontem pela manhã ele chegou e disse “Bom dia”, porém não se despediu na hora da saída. Foi então que imaginei que poderia ter acontecido algo grave. Procurei ele por toda empresa e encontrei, ainda com vida, na câmara frigorífica.
Perceba no quanto a gentileza faz toda a diferença: BOM DIA… BOA TARDE… BOA NOITE… AGRADEÇO…. VOLTE SEMPRE…. DESCULPAS…. POR FAVOR… COM LICENÇA… GRATIDÃO… São algumas palavras mágicas, que lamentavelmente estão sendo esquecidas por algumas pessoas.
É impossível não sorrir para uma pessoa que demostra educação e utiliza de palavras de gentileza. As relações interpessoais, tornam-se mais harmoniosas quando a cordialidade e o respeito estão presentes. A frase mais popular do pregador urbano brasileiro José Datrino, conhecido como o Profeta Gentileza, diz: “gentileza gera
gentileza”. No entanto, o oposto é aplicado por inúmeras pessoas com a demonstração de descortesia, grosseria, impolidez e indelicadeza.
Em diferentes níveis de complexidade, a gentileza não é algo difícil de ser praticada, mas exige o entendimento de que para merecer o respeito é necessário respeitar. Eu convido você a pensar e refletir com atenção a respeito desta pequena história, que relatei aqui para você e jamais deixe de acreditar: gentileza gera mais gentileza.
Dalmir Sant’Anna
Professor, Palestrante e Mágico
www.dalmir.com.br