Como as empresas micro, pequeno e médio porte pode alavancar negócios com acreditação da qualidade ISO 9001:2015?
Por Eliedes Santos
Alguns empresários que ligaram para empresa Qualymax, procurando apoio de uma consultoria e profissionais experientes para CERTIFICAÇÃO ISO 9001 foi simplesmente para atender uma exigência de um cliente. Só que eles não imaginavam que com a ISO ganharia muito mais que um novo contrato e um papel na parede. A transformação foi tão boa para seu negócio que muitos clientes resolveram implementar mais 2 sistemas de gestão: a ISO 14001 e a OHSAS 18001, completando o SGI (Sistema de Gestão Integrado).
Com a consultoria especializada o empresário terá o apoio de profissionais experientes o que aumentará as chances da organização conseguir a ISO. Pois tem o cuidado para que todas as etapas de implementação sejam feitas de forma correta para que durante a auditoria realizada pelo órgão certificador ligado ao INMETRO não haja contratempos que possam impedir a empresa a obter o certificado. Para obter, por exemplo, a certificação ISO 9001 é necessário mapear processos, criar procedimentos, preparar a documentação necessária e gerenciar registros.
Sistema de gestão da qualidade ISO 9001:2015, um nome bem grande não é mesmo?
Pode parecer algo bem complicado de implementar e talvez você pode pensar que não é tão importante, mas te garanto que faz toda diferença! Em momentos competitivos no mercado, como esse que vivemos agora, temos que ter tudo organizado, para ganhar alguma vantagem competitiva, seja aumentando a produtividade, calculando custos e preços de venda corretamente, se posicionando melhor na praça etc. É por isso que a certificação ISO 9001 tem sido cada vez mais procurada pelas empresas. Se esse conceito ainda não está claro para você, fique tranquilo! Aqui você vai entender exatamente o que é um sistema de gestão, do que se trata a ISO 9001:2015 e como se preparar para essa certificação.
Mas o que é Sistema de Gestão?
Sistema é um conjunto de “coisas” que, quando colocadas juntas, buscam um mesmo objetivo. Gestão é administrar de forma completa alguma(s) (ou todas) a(s) área(s) da empresa. Então o sistema de gestão nada mais é do que um conjunto de ferramentas e práticas de trabalho que servem para gerenciar algum setor.
Existem tipos diferentes de sistemas de gestão?
Sim, existem sistemas de gestão da qualidade, ambiental, de segurança etc. E você tem o Sistema de Gestão Integrado, que pode abranger várias (ou todas) as áreas da empresa. Como a própria definição de sistema diz, é muito comum você ver sistemas de gestão que englobam mais áreas. Por exemplo o Sistema de Gestão da Qualidade, que é o foco da nossa conversa hoje, traz requisitos sobre comunicação com o cliente, com fornecedores, seleção e treinamento de equipes, bem como o próprio processo finalístico da empresa.
Como mantenho um Sistema de Gestão atualizado e eficiente?
Os dois principais pontos para manter um SG atualizado, bem implementado e eficiente na empresa são: pessoas bem treinadas e responsáveis com autoridade. Durante a implementação, é de suma importância escolher um ou mais responsáveis pelo Sistema de Gestão, que terão o papel de disseminar o SG na empresa, treinar novos funcionários, acompanhar auditorias etc. Além disso, é essencial que todos os envolvidos sejam treinados nas suas áreas de competência dentro do SGQ.
Como funciona o sistema de gestão da qualidade (SGQ) ISO 9001?
O time da ISO juntou todas essas informações e criou a norma ISO 9001: 2015 de maneira genérica, ou seja, adaptável a qualquer tipo de empresa, seja ela de qualquer porte ou qualquer finalidade. Como a ISO fica na Suíça, cada país tem um organismo acreditador que faz a tradução dessas normas. No caso do brasil, temos a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Assim, a ABNT NBR ISO 9001:2015 aborda aspectos como: liderança, estratégia, comunicação com o cliente, satisfação de clientes, novos produtos, operação, fornecedores, controle de qualidade, melhoria de processos.
Um Sistema de Gestão da Qualidade baseado na norma ISO 9001:2015 funciona na base do PDCA (Planejar – Executar – Avaliar – Agir), que consiste basicamente em:
• Planejar: a estratégia da sua empresa, ligada à operação e qualidade;
• Executar: os planos de ação e implementar as melhorias necessárias para que a empresa funcione corretamente;
• Avaliar: os processos por meio de auditorias e reuniões, e os produtos/serviços por verificações e validações;
• Agir: de maneira a dar continuidade nas ações implementadas que geraram bons resultados ou definir novas ações de acordo com as oportunidades de melhoria
Como minha empresa pode se beneficiar com a ISO 9001?
Reconhecida mundialmente, a ISO 9001 vai além de um papel emoldurado no escritório da empresa. Deste modo, quem deseja alcançar maior valor em seus negócios deve avaliar a possibilidade de se certificar.
Para que se possa conhecer um pouco mais os benefícios do sistema implementado, a seguir algumas vantagens desta certificação para os negócios:
• Grande diferencial para conquistar clientes que preferem negociar somente com fornecedores certificados;
• Possibilita melhor desenvolvimento dos colaboradores;
• Redução de custos com a minimização de desperdícios e otimização de processos;
• Aumento da competitividade;
• Quando aliada ao marketing, a certificação representa um grande diferencial em relação à concorrência, já que demonstra a preocupação da empresa em estar comprometida com a melhoria contínua de seus processos;
• Com requisitos direcionados à satisfação do cliente, o seu sistema de gestão da qualidade também foca para que as necessidades dos clientes sejam sempre atendidas.
• Possibilidade de ampliar mercados;
• Possibilita a continuidade de processos mesmo com a troca no quadro de funcionários, já que atividades são documentadas para ser utilizadas de maneira prática;
Quer aproveitando ISO 9001 para alcançar o real valor de negócios?
A conquista do certificado ISO 9001 pode ser adquirida por empresas de pequeno a grande porte e de quaisquer segmentos, e neste caso, a certificação irá comprovar e reconhecer de maneira nacional e internacional a qualidade do trabalho, assegurando boas práticas na gestão e relacionamento entre clientes e fornecedores, entre outros fatores.
As empresas que desejam se certificar com a ISO 9001 devem cumprir algumas exigências. Nesta fase, cada empresa implementa seu sistema de qualidade baseado em suas necessidades e de acordo com a norma. Por fim, a empresa solicita a auditoria por meio de um órgão certificador que por sua vez, emitirá um relatório certificando a empresa.
Está convencido?
Vale ressaltar, que ao obter a certificação, a empresa deve dar continuidade na gestão de seus processos conforme exigidos pelas normas da ISO 9001. Isto porque, cada certificação tem a duração de 3 anos e dentro deste período a empresa é auditada. Logo, em casos de irregularidades, a certificação é suspensa antes do período de expiração.
Por fim, vale destacar que antes de solicitar a certificação para sua empresa, recomenda-se efetuar uma consultoria para organizar os processos e adequar as atividades conforme exigidos pela norma.
Precisa implementar a ISO 9001 na sua empresa? Mas não sabe por onde começar? Converse com um especialista Qualymax!