A IMPORTÂNCIA DA VITAMINA D PARA NOSSO CORPO

 

A importância vitamina D para nosso corpo está relacionada, praticamente, com todos os órgãos, isso porque existem receptores da mesma em quase todo corpo como cérebro, coração e músculos. Nomeada como vitamina D no passado, e por muito tempo conhecia-se a importância principalmente no metabolismo ósseo hoje, ela é considerada um pró-hormônio ou um hormônio esteróide que influencia no bom funcionamento ósseo através da absorção gastrointestinal também do cálcio, magnésio e fosfato e esta síntese é completada pela exposição aos raios ultravioleta. Influencia também na regulação do humor, no ciclo circadiano, sistema cardiovascular, sistema imunológico, constituição muscular e nos processos de divisão celulares.

A medicina antiga já conhecia da importância da vitamina D para nosso corpo. Os médicos, outrora recomendavam banhos de sol para pacientes acometidos de patologias diversas como doenças de pele. No entanto, nas últimas décadas, as campanhas da proteção da pele contra o câncer de pele que muitas vezes financiadas pela indústria cosmética de protetor solar acarretou na sociedade uma espécie de “heliofobia”, medo demasiado da exposição solar levando a uma epidemia da carência da vitamina D.

È sabido também, que além do sol, alguns alimentos são fontes de vitamina D: carnes, queijos, peixes gordurosos como atum e salmão, ovos, laticínios e cogumelos. Porém, seria necessário um consumo grande para suprir a necessidade diária da vitamina D. Por isso, é necessário muitas vezes a exposição da pele ao sol para síntese da mesma ou suplementação oral ou intramuscular.

Para melhor aproveitamento da absorção da vitamina D, o ideal é a exposição ao sol sem filtro solar entre 10 a 20 min por dia em qualquer área do corpo descoberta e no horário de radiação solar de maior pico ou seja, entre 10 h até as 15h.

Sua deficiência pode levar a alteração da massa óssea como osteopenia e osteoporose, fraqueza muscular, fadiga, agrava quadros de depressão e ansiedade e pontuando na área da dermatologia e estética a deficiência da vitamina D vai alterar também o bom funcionamento dos dentes e unhas, nos cabelos sua carência vai levar a queda, ressecamento, diminuição do crescimento e opacidade. A pele tende a ficar mais opaca, desidratada e sem brilho levando a aparência das rugas mais precocemente.

Então, se você quiser se manter saudável, com a boa aparência da pele, cabelos e unhas, evitando o aparecimento das rugas precocemente, lembre-se de ficar atento aos valores sanguíneos, através de exames de sangue simples dessa vitamina ou pró- hormônio, que é tão importante para melhor desempenho e funcionamento da nossa máquina humana.

Lembr-se Se ame, Se cuide e seja mais feliz!

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.