Mulheres em Evidência

O amor pela beleza que vem de berço

Quem vê as seis lojas do Boticário espalhadas por Itabuna talvez não imagine que tudo começou por causa de uma mulher, mãe de família, empreendedora, atuante até hoje no sucesso da marca na cidade.

Lenyra, matriarca da família Velanes e franqueada do Boticário em Itabuna | Foto Acervo Pessoal

 

Em 1982, Lenyra Velanes comprou uma Delcolônia Acqua Fresca, durante uma viagem a Curitiba e daí veio a ideia, e iniciativa, de revender a fragrância em sua farmácia em Itabuna, antes mesmo da marca existir em modelo de franquia. Com sua visão vanguardista, a matriarca da família Velanes já acreditava no poder que aquela fragrância tinha em despertar sentimentos de acolhimento e de amor. A partir daí, a primeira parceria da família com a marca surgiu. Em 1984, ela inaugurou a primeira loja mista ao lado de Rosinha, sua irmã, onde além dos produtos de beleza, vendiam também diversos outros itens para presente.

 

A primeira parceria entre as irmãs germinou e fez florescer a marca em Itabuna. Em 1986, na Travessa Adolfo Leite, n° 40, no Centro de Itabuna, foi inaugurada a primeira loja no modelo de franquia. Desde então, diversas outras mulheres foram fundamentais para a trajetória da marca na cidade.

Rosinha na primeira loja franqueada, na Travessa Adolfo Leite, em Itabuna | Foto Acervo Pessoal

 

História fortalecida por mulheres

 

Ao longo destes 40 anos, as mulheres da família Velanes vêm cultivando o amor e o empoderamento através da beleza para dezenas de outras mulheres que, assim como elas, entendem o poder que há em sentir-se bem consigo mesmas, e incentivar que outras sintam o mesmo. Hoje, uma segunda geração de irmãs, Elenise e Edilene Velanes, são as responsáveis por continuar o legado de Lenyra com o Boticário na região.

Elenise e Edilene, segunda geração de mulheres da família Velanes a capitanear o Boticário em Itabuna | Foto Acervo Pessoal

 

“Pioneirismo e inovação é o que nos move e temos muito orgulho de estender os valores que vivenciamos em família para nossos colaboradores”, conta Elenise. Para elas, representar a marca na região significa “destravar as coisas boas através de sermos o que somos na nossa essência, entendendo que beleza vai muito além de traços, cores e formas. Atender cada pessoa, respeitando e enaltecendo suas individualidades é, para nós, a oportunidade de aprender novos conceitos de forma disruptiva na bela diversidade que é ser mulher”, completa Edilene.

 

E é este empoderamento através da diversidade da beleza, valor que marca e família têm em comum, que vem cativando as mulheres que hoje integram o time do Boticário na região. “A mulher tem o empreendedorismo na sua natureza, que começa em casa. Penso que a pandemia mostrou para a mulher o quanto ela é forte e capaz de criar novas alternativas para driblar as dificuldades que surgem. Na empresa, vemos mulheres emergindo como líderes em cada função que assumem e temos muito orgulho de incentivar a criatividade através das inúmeras formas de atuação do Boticário”, conta Elenise.

Hoje são mais de 50 colaboradores, em sua maioria de mulheres, a representar o Boticário na região | Foto Acervo Pessoal

 

Luise e Liane são filhas de Elenise e já representam a terceira geração de mulheres da família Velanes a frente do Boticário na região | Foto Acervo Pessoal

 

Empoderar através da beleza também significa proporcionar independência financeira. Desde 2011, a marca conta com um time de revendedores na região que não para de crescer. Hoje são mais de 1.900, em sua grande maioria mulheres, que têm a oportunidade de conseguir uma renda extra, garantindo o sustento e nutrindo os sonhos de seus familiares. Para Brenda Stephany e Noemia Teixeira, que trabalham com venda direta no Boticário há dois e 10 anos, respectivamente, revender a marca representa muito mais do que trabalhar com beleza. “Trabalho no atendimento interno e é gratificante auxiliar o revendedor a potencializar suas vendas, inspirando mulheres e homens a adquirir sua independência financeira”, conta Brenda. “Sou revendedora do Boticário há mais de 10 anos e tenho tranquilidade em levar estes produtos para os meus clientes porque sei que estou trabalhando com uma das melhores linhas de cosméticos do Brasil”, finaliza Noemia.

 

Noemia e Brenda têm na venda direta a sua fonte de renda | Foto Acervo Pessoal

Na foto, algumas das mulheres potentes que fazem parte do time de Venda Direta no Boticário | Foto Acervo Pessoal

Mulheres que semeiam

Além disso, é também uma marca que vem plantando sementes ao longo de sua história. Sementes de solidariedade, empoderamento feminino e sustentabilidade. A equipe do Boticário Itabuna tem desenvolvido inúmeros projetos com propósito sociais em parceria com escolas, cooperativas e outras instituições, devolvendo à sociedade itabunense todo o amor e cuidado que recebe ao longo dos anos. Um exemplo é o Boti Recicla, maior programa de logística reversa do Brasil em pontos de coleta, que dá a destinação adequada a embalagens de cosméticos vazias de qualquer marca. O time integra também o projeto Recicla Itabuna e, por causa das iniciativas em prol da sustentabilidade, ganhou o selo verde, mobilizando sociedade e outros comerciantes pela coleta seletiva responsável na cidade.

Colaboradoras Dinecy, em 2022, e Cintia com Edilene Velanes, em 2021, recebendo o prêmio selo verde da Prefeitura de Itabuna | Foto Acervo Pessoal

Camila Santana é uma das consultoras responsáveis pelo Boti Recicla em Itabuna | Foto Acervo Pessoal

Família Velanes com o projeto Boti Recicla no Shopping Jequitibá em 2021 | Foto Acervo Pessoal

 

Mulheres que colhem

 

A cultura de inovação é uma característica que marca a história da família Velanes com o Boticário em Itabuna. Como resultado destes 40 anos de trabalho, liderado principalmente pelas mulheres empreendedoras da família, mas também por suas colaboradoras e revendedoras, a empresa vem colhendo inúmeros frutos durante esta trajetória através de diversos prêmios que reconhecem performance e excelência em atendimento, além de serem destaque em iniciativas de responsabilidade social.

Em 2002, Elenise recebe de Sergio Barbi, Head of Franchising do Grupo Boticário, o prêmio da Associação Brasileira de Franchising Nacional por responsabilidade social | Foto Acervo Pessoal

Em 2021, Elenise e Edilene celebraram com o time de líderes o Prêmio Ouro – Destaque Nordeste 2020-2021 | Foto Acervo Pessoal

Comments (0)
Add Comment