Sabe-se que a prática da atividade física é muito importante para a saúde. Mas, devido a Pandemia do novo coronavírus, o isolamento social foi uma das medidas tomadas a fim de intervir na disseminação do vírus. Sendo assim, com academias fechadas é necessário buscar outra saída para se manter em movimento.
Laura Montalvão é personal trainer há 15 anos na cidade de Itabuna, e orienta que: “Atividade física é essencial para a saúde, porém o mais importante é entender que nesse momento o foco principal não é estética, não é tônus muscular, emagrecimento, e sim a saúde física e mental como um todo”, afirmou. Assim a prática dos exercícios físicos favorece a produção de hormônios benéficos, para que o indivíduo consiga realizar suas atividades diárias sem se estressar.
Aos que estão home office (trabalho em casa), na maioria das vezes passa muito tempo sentado em frente do computador , segundo Laura, essa posição não é natural do ser humano: “Fomos feito para ficar em pé e nos movimentar. Movimento é vida! Viemos de um pré-histórico onde vivíamos andando, correndo e caçando. Nossa estrutura músculo esquelética foi feita para movimento. Nesse momento que vivemos a atividade física entra na rotina para compensar o tempo que ficamos sentados e deitados”, orientou.
Para aqueles já praticam atividade física e tenha seus equipamentos e pesos livres é possível realiza-las em casa, Laura orienta que: “Aconselho que nesse momento se faça o que der pra fazer, não se exija demais, não é o momento de performar, é o momento de ficar bem. Estar bem para conseguirmos produzir o que é preciso, pois a demanda está maior para a maioria das pessoas”, afirmou Laura. Atividade física sobre orientação de um profissional é a melhor coisa a se fazer, nesse momento muitos professores estão orientando seus alunos pela internet, vídeo aula, chamada de vídeo, e assim diminui as chances de sofrer lesões.
Nesse momento de distanciamento social é muito comum sentir-se ocioso, despertando assim o interesse pela praticar
atividade física. Para os que nunca realizaram atividade física, Laura orienta que: “É interessante procurar versões viáveis, a yoga, por exemplo, tem aplicativos maravilhosos, e aulas online gratuitamente, uma dança, um treino mais leve, algo que consiga fazer de maneira mais natural”.
Caminhada e corrida ao ar livre são opções, porém é preciso tomar alguns cuidados: “Mantenha a distância das pessoas, use a máscara, e procure se exercitar no horário em que tenha menos movimento, de manhã cedo, por exemplo, e o ideal é no Sol. Chegando em casa deixe os calçados do lado de fora, a roupa no cesto, tome banho, isso pode salvar vidas”, orientou Laura.