A moda e os impactos da Pandemia

As mudanças de comportamento que a pandemia do novo coronavírus e o isolamento social trouxeram a realidade tem sido pauta em todos os setores, inclusive da Moda. E assim, empresas investiram em novas formas de se manterem, usando novas estratégias para atrair e atender aos seus clientes.

Tem-se a impressão de que o mundo virou ponta-cabeça. Mudanças que afetaram completamente a rotina e o olhar a tudo que nos cercam. A Rua Paulino Vieira é umas das localidades mais importantes da cidade de Itabuna no ramo da moda e com lojas fechadas, empresários enfrentam grandes desafios. Arbênia Santana, proprietária da loja Deslumbre, está sentindo os grandes impactos do período em que estamos vivendo. “No mundo da moda, e nesse momento de pandemia, por mais que já se tenha acesso a uma série de estudos de mercado e pesquisas, há muito mais dúvidas do que certezas”.

Segundo Filipe Santos, consultor de moda na cidade, a reinvenção foi uma alternativa muito eficaz: “Muitas pessoas que não faziam compras por e-commerces viveram essa experiência e gostaram. Isso é uma tendência que vem acontecendo há um tempo lá fora. O fechamento da famosa loja Barney ‘s, por exemplo, escancarou essa realidade”.

Durante esse período de pandemia, as pessoas evitam ao máximo sair de casa e o cliente não pode ir até as lojas. Sendo assim, a empresária Arbênia Santana, afirma que esse é o momento de inovar e reinventar: “O Marketing Digital se tornou obrigatório e o melhor aliado das pequenas e médias empresas. Com a tecnologia na palma da mão, as mídias sociais estão sendo as alternativas para manter pelo menos parte das vendas. Nossas vitrines deixaram de ser físicas para ser virtuais, nossos produtos migraram das araras da loja para as timelines”.

Sabe-se que o dinheiro em espécie é um dos responsáveis pela disseminação do vírus, e que segundo a empresária, o isolamento gerou efeito também no modo de pagamento: “A forma de pagamento mudou do dinheiro para a transferência eletrônica. As palavras mágicas aliadas ao e-commerce (compra online) são Delivery (entrega a domicílio) e Drive Thru (o cliente faz o pedido, efetua o pagamento, recebe o produto sem sair do carro). Na verdade fomos obrigados a acelerar uma transformação Digital que já estava existindo”.

Já é sabido que o setor da moda é muito vulnerável à crise. Arbênia afirma que: “As estatísticas comprovam que, em tempos de crise, algumas empresas crescem, muitas quebram e outras sobrevivem. Sobreviver nesse momento de crise, já é uma vitória”. Sendo assim, a mesma apontou algumas medidas a serem estudadas nesse momento, tais como: “Cortar custos, diminuir despesas, negociar com fornecedores e repensar as estratégias financeiras e econômicas da empresa”.

Felipe acredita que o período pós-pandemia pode ser o início de uma nova era: “Estamos diante do nascimento de uma nova estética. A indústria da moda terá que se adequar e as coleções serão menores e mais versáteis, procurando optar pelo conforto. A pessoas estarão mais conscientes da produção, procedência e materiais das peças. Isso é bom, porque as marcas terão que proporcionar uma moda mais sustentável, que era algo que já devia acontecer a muito tempo. Essa crise, de certa forma, impulsionará para que isso aconteça logo”. Arbênia segue otimista, para o fim da crise: “Sei que a pandemia vai passar, e nós vamos ressurgir de uma experiência muito difícil. E retornaremos com o dobro de energia para fazermos acontecer. Tenho certeza que sairemos dessa mais forte”, acrescentou. Por fim, Filipe aconselha: “Compre na sua cidade, para que a economia não sofra tanto. Estou muito feliz com a maneira em que as lojas (empresários) estão sabendo driblar essa crise com muita criatividade”.

ArbêniaDeliverye-commercesMarketing DigitalModaPandemia
Comments (0)
Add Comment