Existe um inimigo oculto que mata mais do que o infarto do miocárdio e mais do que alguns tipos de câncer, a sepse. E para combater uma das principais causas de morte nas unidades de terapia intensiva (UTI) no mundo, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna lança as 19 horas desta terça-feira (11), no auditório do Hospital Calixto Midlej Filho, o protocolo de Sepse.
A apresentação do protocolo será realizada pela médica intensivista PHD na França do laboratório de fisiopatologia -Inserm e responsável pela implantação e gerenciamento de protocolo de pacientes sépticos no HUCAM/ UFES, Dra.Paula F. Vassalo e pela nefrologista Lívia M. de Araújo.
Até a quarta-feira, 12 de dezembro, a equipe multidisciplinar do hospital participará de diversas atividades, a programação inclui : treinamentos de news, apresentação dos resultados, apresentação dos desafios da implantação e o lançamento do Programa de Pequisa do Ministério da Saúde – PPSUS .
A sepse
A sepse é um quadro clínico caracterizado por uma infecção inicialmente comum, mas que, com a reação generalizada do próprio organismo, pode progredir para outras áreas do corpo, causando mau funcionamento ou até falência de alguns órgãos.
O risco de sepse pode ser diminuído com ações simples e de baixo custo, a exemplo da higienização adequada das mãos e cuidados com o equipamento médico também pode ajudar a prevenir infecções hospitalares que levam à sepse. No entanto, a sepse não acontece só por causa de infecções hospitalares. Assim, bons hábitos de saúde podem ajudar. Outra dica essencial é evitar a automedicação e o uso desnecessário de antibióticos.
Fonte: