O evento cria expectativas para o Festival Internacional do Chocolate de Ilhéus, que acontece de 18 à 21 de julho
Por: Viviane Cabral Ilhéus
O Chocolate Festival de São Paulo, com a participação de expositores de todo o país, apresentou, no último final de semana, a expertise da produção de amêndoa de cacau e chocolate de qualidade, alinhada às inovações do segmento que mais cresce devido ao grande valor agregado aos produtos. Do Sul da Bahia, 17 produtores de cacau e chocolate contaram com o apoio do Sebrae em Ilhéus para participar do evento, que antecipa o Festival Internacional do Chocolate, em Ilhéus, previsto para o período de 18 à 21 de julho.
Da região Sul da Bahia, mais de 40 marcas de chocolate de origem foram expostas no Festival, marcando um grande momento de expansão e consolidação do cacau e chocolate de qualidade no Sul do Brasil. O resultado é fruto de parcerias institucionais, a exemplo do Sebrae, que a através do projeto Derivados de Cacau e Chocolate, tem contribuído com a promoção de pesquisas de análise setorial, que comprovam demanda de mercado para amêndoa Premium, com a perspectiva para a produção e comercialização do entre os produtores da região.
A iniciativa tem subsidiado consultorias para melhorar a qualidade da amêndoa e promovendo eventos técnicos para transmissão de conhecimento. Segundo a coordenadora do projeto regional, Ana Carolina Menezes, a instituição investe em “cursos de capacitação e aprimoramento para produção de chocolate Bean to Bar, promoção de acesso à mercado através de estudos, feiras e missões técnicas, consultoria especializada na área de gestão e apoio à governança local”, completou.
Cecília levou os chocolates com 52 e 72 % de concentração do cacau fino, produzido na sua fazenda Camacan, em Buerarema. A sua pretensão é “aumentar a produção desse cacau de qualidade para comercializar também”.
Produtos mais saudáveis
Sobre as inúmer
“Nós trabalhamos com a filosofia de trabalho que é extrair mais do que o cacau oferece”, declarou o produtor, que destacou o suco puro do cacau e o Mellato, ambos produzidos a partir do mel de cacau, sendo o último utilizado em doces, sorvetes e na gastronomia em geral.
“Com a amêndoa de qualidade oferecemos aos consumidores, a possibilidade de consumo de produtos mais saudáveis e um aroma diferenciado”, declarou o produtor, que comemorou a aceitabilidade e a comercialização dos seus produtos na feira, em São Paulo.