GENTE DE VITÓRIA” RECEBEU A ILUSTRE PRESENÇA DE LISDEILE NOBRE, A MAIS NOVA “IMORTAL” DA AGRAL“

Recebendo a notícia em primeiríssima mão, o quadro “Gente de Vitória” da última quinta-feira, 17/08, capitaneado pela editorialista Vitória Santana e pelo comunicólogo Eric Thadeu, entrevistou a mais nova imortal da Academia Grapiúna de Artes e Letras (AGRAL), Lisdeile Nobre, ainda a rigor da série de entrevistas que o quadro vem fazendo ao longo de agosto sobre a campanha “Agosto Lilás”, mês de coibição e prevenção de violência contra a mulher.

Lisdeile estava muito feliz e muito emocionada e teve, por parte dos entrevistadores, a devolutiva sobre a importância de assumir a cadeira de número 7 daquela academia. Assimilando o seu currículo e a sua história em Itabuna, observa-se que a AGRAL acrescenta uma notável personalidade feminina que entra para a história de Itabuna por honra e mérito de suas contribuições:

Doutoranda em Políticas Sociais e Cidadania na Universidade Católica de Salvador, ela também é mestre em Teologia na linha de pesquisa em Ética e Gestão pelas Faculdades EST em São Leopoldo/RS.

Graduou-se em Direito pela UNITRI (1999). Pós-graduada (lato-sensu) em Docência do Ensino pela UNIME em Itabuna, especialista em Planejamento de Cidades pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Gestão Pública também pela UESC e em Ensino Científico e Cidadania no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, de Uruçuca.

Delegada de Polícia Civil, docente do curso de Direito na Rede UNEX, cronista de diversos blogs, abolicionista penal, presidenta do Partido Rede Sustentabilidade, ativista social em projetos de políticas criminais de prevenção primária e sustentabilidade ambiental.

Na área de Comunicação, ela apresenta, na TVI o programa “Política Sem Mistério”.

No “Gente de Vitória”, a apresentadora lançou mão de toda sua expertise para falar sobre o tema do programa, a campanha “Agosto Lilás”, especialmente na tônica de quem vem desenvolvendo sua pesquisa de doutorado em Políticas Sociais e de Cidadania e como delegada da Polícia Civil do Estado da Bahia.

Para Lisdeile, um dos grandes problemas no desenvolvimento de políticas públicas de coibição da violência contra a mulher é que, geralmente, a sociedade só toma iniciativas de controle quando o estágio de violência já está em seus níveis mais aprofundados, quando, em verdade, há a necessidade de se prestar atenção em seus estágios primário e secundário, com a educação dos pais para com o seus filhos, das escolas para com os seus estudantes e da própria mulher no reconhecimento de que a violência não surge, na grande maioria dos casos, de uma maneira mais avassaladora num momento único: ela vai se instalando no contexto das relações sociais e afetivas ao longo de todo um período de tempo; e muitas vezes, a mulher não compreende um gesto de violência como tal, transfigurando-o inclusive como algo que permearia, no seu julgo, como um ato de amor. “A mulher precisa saber que nenhum ato de violência, seja ele uma crise de ciúmes, uma tentativa de controle sobre o comportamento feminino ou quaisquer outras maneiras de se enxergar a mulher para além daquele que é de fato um direito dela de ser livre para ser quem ela quiser, é um ato de amor ou de carinho. É violência e precisa ser prevenida e coibida”, disse a apresentadora da TVI.

Em tempo, a posse da cadeira de número 7 da AGRAL por Lisdeile Nobre se dará no próximo dia 15 de setembro, no anfiteatro da UESC.

O quadro “Gente de Vitória” vai ao ar ao vivo todas as terças e quintas (das 11h às 11h55min), dentro do programa TVI News, da TVI. O sinal da TVI pode ser captado diretamente na sua TV através da assinatura da TVC em Itabuna e Ilhéus, na sintonia do canal 24.2. Gratuitamente pela internet através do TVI News Brasil, no You Tube, onde se pode acompanhar a programação ao vivo ou ainda rever as entrevistas e os programas que já foram produzidos.

Nesta terça-feira, 22/08, a entrevista do dia será a psicóloga Christiane Vanessa. Não percam!

Texto: Eric Thadeu Nascimento Souza.
Fotos: Bárbara Oliveira.

Comments (0)
Add Comment