Mas, segundo ele, sua preocupação é com o desenvolvimento social e econômico para o município e a região. “Itabuna precisa caminhar para frente, oferecer condições de receber novas empresas que desejam investir aqui, mas por falta de um aeroporto desistem”. Fernando Gomes cita, por exemplo, a Havan, uma das maiores lojas de departamento que deixou de abrir filial no município porque o proprietário, Luciano Hang perguntou ao prefeito se em Itabuna tinha um aeroporto.
Por fim, o prefeito disse que os empresários que “insistiram muito e quase que diariamente pelo apoio do município, estão de parabéns porque, o aeroporto voltou a ser uma realidade em Itabuna”.
O presidente do Aeroclube de Itabuna, Olívio Borges, destacou que os benefícios são incontáveis. Para ele, Itabuna terá dois momentos, um antes e o depois da reabertura do aeroporto, “graças ao apoio do prefeito Fernando Gomes que a exemplo do coronel Tertuliano Guedes de Pinho e do empresário Manoel Chaves, também é um visionário por acreditar e lutar por uma Itabuna melhor”.
Nova era
Já o presidente da OAB Subsecção Itabuna, Edmilton Carneiro, disse que o dia é de festa e para comemorar. “Fiquei emocionado quando vi a aeronave pousar aqui hoje, depois de mais de 30 anos”. O proprietário da R766 Aviation, Ricardo Ramos também disse que Itabuna vive uma nova era, pois terá mais uma nova porta de entrada para o progresso. À exemplo do presidente da Câmara de Itabuna, Ricardo Xavier, ele também agradeceu ao prefeito pelo apoio que foi fundamental para que “essa nova realidade”.
Já o secretário de Administração, Dinailson Oliveira, disse que, quando o prefeito determinou que ele resolvesse a questão da reabertura do aeroporto, foi um grande desafio, “mas também foi uma tarefa prazerosa por essa realidade que com certeza beneficiará direta e indiretamente, toda a comunidade e a região”.
Texto: Rosi Barreto
Fotos: Waldir Gomes