O Vereador Raul Estrela (PSD) votou, nesta quinta-feira (02/09), pela revogação da Lei Municipal 633/99, que tornava o Clube Kamuá tombado pelo município. O parlamentar já havia sugerido em audiência pública em 18 de junho a revogação por acreditar que toda estrutura deveria ter uma função social.
O Clube Kamuá, antigo Clube Social, foi tombado, em 1999, como patrimônio cultural, esportivo e de lazer. Pela lei, todo o complexo do então Clube Social passou a ser de utilidade pública. Segundo o vereador, o espaço não era frequentado pelos mais pobres, ou seja, não tinha função social que contemplasse as pessoas carentes. “Será que nós que moramos nas quatro pontas da nossa cidade tínhamos a vivência no Clube Social ou Kamuá? Será que os mais humildes vivenciavam as suas belas piscinas e campos? Eu não! Teria que ir com alguém que fosse sócio ou até mesmo entrar escondido e ser colocado pra fora ” – lembra o vereador.
Diante do exposto, o vereador e seus pares votaram pela revogação da lei municipal por não enxergar função social no equipamento privado que se encontra praticamente abandonado por conta de uma lei. Ainda, segundo o vereador, o imóvel privado está servindo de esconderijo, causando insegurança na população, principalmente para aqueles que estão na madrugada se deslocando para o trabalho em busca do pão de cada dia. “Essa lei, que na ocasião foi de iniciativa do Legislativo, perdeu o sentido, precisava ser reavaliada, anulada, porque o proprietário quer investir no município” – Declarou Raul.