O professor Dr. Luciano Tourinho, diretor geral da Afya Faculdade de Ciências Médicas, em Itabuna, concedeu entrevista na última terça-feira, 05/09, à editorialista Vitória Santana e ao comunicólogo Eric Souza, no quadro “Gente de Vitória” (programa “TVI News”, na TVI) e falou da relação social que a que a instituição mantém com Itabuna.
Somente em seu entorno, a faculdade contribuiu para a reforma da escola pública municipal do bairro Nova Itabuna e ajudou na compra de móveis e carteiras.
Durante a enchente do Rio Cachoeira em dezembro de 2021, a instituição abriu as suas portas para que pessoas desabrigadas tivessem acesso a um lugar seguro e protegido. Ao mesmo tempo, enquanto ali permaneceram tiveram acesso aos vários serviços de Saúde oferecidos pela instituição, muitos dos quais aparecem inacessíveis para essa parcela da população. “Tinha gente ali que nunca sequer tinha tomado um banho de chuveiro na vida e isso aconteceu pela primeira vez lá na faculdade”, disse o diretor.
Na tônica das parcerias firmadas entre a instituição e o poder público, falou da reforma de 11 postos de saúde da família (PSFs) em Itabuna, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), do convênio mantido entre a faculdade e o programa Mais Médicos, do Governo Federal e das 70 bolsas integrais a que estudantes de baixa renda têm acesso, após aprovação em processos seletivos específicos, sem falar em programas como o PROUNI (Universidade Para Todos) e FIES (Financiamento Estudantil), através dos quais também ofertam-se possibilidades diferenciadas de ingresso, para além do vestibular tradicional ou da seleção de novos estudantes pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Sobre o ambulatório da faculdade, Tourinho falou que a instituição conta atualmente com 20 consultórios que já estão em funcionamento e outros 10 em processo de conclusão. “Acredita-se que até o final de setembro, já estaremos com os 30 consultórios funcionando”, disse. Neles, atende-se a população nas mais diversas especialidades da Medicina, por médicos já formados acompanhados por estudantes em formação: atendimento em cardiologia, clínica geral, dermatologia, endocrinologia, ginecologia, infectologia, mastologia, nefrologia, neurologia, pediatria, pequenas cirurgias, psiquiatria adulto, psiquiatria infantil, reumatologia e ultrassonografia. “Temos a possibilidade de realizarmos pequenas cirurgias no nosso ambulatório”, completou.
Ao final da entrevista, ficou o convite de parte a parte, para que o quadro “Gente de Vitória” faça um especial de dentro da Afya Faculdade de Ciências Médicas, para que esteja possibilitada aos telespectadores da TVI a pujança do curso e tudo o que denota o seu viés de educação humanizada.
A entrevista completa pode ser assistida no canal TVI News Brasil, no YouTube.
O quadro “Gente de Vitória” vai ao ar todas as terças e quintas, das 11h às 11h55min, com transmissão pela internet e através do canal 24.2 para os assinantes da TVC em Itabuna e Ilhéus.
Texto: Eric Thadeu Nascimento Souza.
Fotos: Bárbara Oliveira.