MARUSE DANTAS
Mulher
Fazendo parte do time de mulheres inspiradoras, Maruse Dantas, 75, nos conta como se sente realizada e feliz, com a Fé que tem em Deus. Após anos, bem vividos, sabe como é importante a presença da família e de como se sente do lado dos três filhos: Ricardo Xavier, Rodrigo Xavier e Rione Xavier. Sabe que a felicidade se completa com os sete netos e os três bisnetos, que dão momentos de alegria e que representam o resumo do amor e dedicação à família.
A esportista
Nas olímpiadas de 2000, a atleta Dantas, teve o privilégio e a emoção de carregar o símbolo do campeonato esportivo do mundo, representando a Associação Atlética do Banco do Brasil. “Conduzir a tocha olímpica foi uma sensação muito boa. Me senti honrada e feliz. Não esperava, mas carregar a tocha olímpica representou uma emoção muito grande na minha vida”, revela Maruse.
Neste ano, a atleta, já está inscrita para participar de mais um campeonato da CINFAABB, nos dias 1º A 8 de abril, na cidade de Balneário Camboriú, Santa Catarina.
Alçando voos
Na década de 70, muitas mulheres, acreditavam que casamento e cuidar da família eram suficiente, mas Maruse, deu um rumo distinto, conciliou a profissão com as responsabilidades do lar, tornando-se a primeira funcionária mulher do Banco do Brasil em 1971, sem contar que liderou o ranking na cidade de Itabuna de ser também, a primeira mulher a ser formada em Ciências Econômicas pela FESP, hoje atual Universidade de Santa Cruz (UESC). Para ela, esta abertura, foi como dar o pontapé inicial para que outras mulheres buscassem espaço, conquistassem sonhos.
Atuação na AABB
Presidente da AABB, desde 2000, foi grande o desafio de assumir a reponsabilidade de dirigir as atividades no clube, pois sofreu preconceitos por parte dos homens. Maruse lembra que à época era vice-presidente Paulo Mesquita, que faleceu durante o mandato e era ela quem deveria substituí-lo, como exige o cargo. Logo depois, o Conselho da Associação terminou elegendo-a e até o momento é ela quem administra todo o gerenciamento da AABB. Revelou que a parte burocrática, foi a que gerou mais dificuldades, mas com apoio da diretoria, conseguiu suprir até os dias de hoje todas as demandas para que o clube funcione bem, atendendo a todos os sócios e à sociedade grapiúna com diversas atividades, oferecidas principalmente nos finais de semana.
No clube, executa-se também o programa educacional AABB Comunidade, da Fundação Banco do Brasil e que tem como parceiros o Lions Club de Itabuna Centro, Prefeitura Municipal e a Agência do Banco do Brasil. A AABB, cede o espaço físico, para que cerca de cem crianças, matriculadas na rede pública estadual e municipal, tenham uma educação complementar nas áreas do esporte, da música, da dança, além do reforço escolar para melhorar o desempenho na sala de aula. Maruse acredita que o projeto é maravilhoso, pois além de tirar a criança da rua, ocupando seus horários vagos, dá-lhes oportunidade futura de emprego, inclusão social, além de melhor convívio com as práticas esportivas e educacionais oferecidas pela Associação.
Com sua sensibilidade e atenção, sente que aos poucos o espaço está retomando suas atividades e não vê a hora dos projetos esportivos e a Cabana do Tempo, seresta, que acontecerá todas as sextas-feiras; trazer novamente a alegria e a interação de que precisamos para se ter movimentos no espaço e até mesmo gerar bem estar para aos associados.