Por Suellen Tomaz
A publicidade influencia muito a rede de consumo, pois tem o papel de criar necessidades e seduzir o consumidor para a compra ou aquisição de serviço. Mas devido ao isolamento social como consequência da Pandemia, COVID19, visitar clientes, apresentar projetos e estabelecer uma relação de negócio tem sido desafiador para o mercado publicitário. Assim foi necessário buscar alternativas para atender as necessidades dos clientes.
Para Rui Carvalho, publicitário há 44 anos ( 10 em Salvador e 34 em Itabuna ), a Pandemia afetou diretamente o modo de trabalhar da agência: “Tivemos que abruptamente entrar no modo operante do “HOME OFFICE” de um dia para o outro. Nos primeiros dias foi um sufoco adaptativo, mas hoje, ao sabor de mais de cem dias nessa modalidade de trabalho, perfeitamente moldados e funcionando muito bem no atendimento aos nossos clientes e suas demandas”.
Estamos no auge da era digital e algumas soluções práticas e pertinentes surgiram para facilitar a rotina das empresas. Para Rui: “As ferramentas da tecnologia também podem ser configuradas como um saldo positivo destacando-se entre outras as reuniões remotas feitas com as diversas plataformas existentes no mercado que vieram para ficar definitivamente evitando assim perdas de tempo com deslocamentos e aumentando a objetividade”, afirmou o publicitário. Rui aponta que um ponto forte dessa pandemia foi a quebra de paradigma das empresas que tinham enorme resistência ao trabalho HOME OFFICE e hoje já pensam em tornar essa modalidade uma realidade em seus negócios mesmo após o término da pandemia.
Rui Carvalho é proprietário da agência RCM, que completou 30 anos de existência em Itabuna, possui uma carteira de clientes diversificada, mantendo uma relação perene com seus clientes, fornecedores e veículos de comunicação, sempre pautada nos princípios da ética e responsabilidade. Para esse momento o mesmo orienta que: “A era das promoções “relâmpago” está politicamente incorreta, até para evitar as aglomerações nos pontos de vendas por conta das regras restritivas de frequência quer seja nas equipes internas e entre clientes. As compras pelo e-commerce, delivery e o drive thru são modalidades que foram fortificadas e perenizadas nesse período de pandemia. Lógico que as compras presenciais não vão acabar mas com certeza vão conviver harmonicamente com as novas formas remotas de compras”, afirmou.
Questionado sobre o papel da Publicidade em meio a Pandemia, o publicitário afirmou que: “Com certeza uma importância fundamental para as pessoas se preparem para esse NOVO NORMAL, onde os hábitos de consumo antigos foram sucumbidos e nascem novos com mais consciência e prudência”. Outra mudança com essa pandemia foi o trabalho da agência em conscientizar os seus clientes de que mesmo estando em momento crise por conta dessa pandemia e o estado de calamidade pública não é prudente parar seus investimentos em propaganda, muito pelo contrário, se faz necessário estar próximo dos seus consumidores e de uma forma inédita que são as ações de sanitização, desinfecção e higiene em geral para a segurança de todos. A comunicação institucional educativa, preventiva, é a bola da vez para ajudar a todos no enfretamento à COVID19, afirmou.