Milhares de pais e professores estão comprometidos com a educação no mundo e muitos deles já fazem parte da descoberta de novos talentos. A educação tem um papel primordial na formação intelectual da criança, proporcionando a estes se conectarem com os próprios talentos desde a infância.
Mas, a maioria dos sistemas educacionais de ensino vão na contramão da valorização dos sujeitos, massificando e padronizando o que deve ser ensinado e quando se deve ensinar. E os pais não ficam atrás desse padrão, pecando em suas escolhas e principalmente ao escolher uma profissão tão sonhada para seu filho, às vezes obrigando-o ou incentivando-o a seguir uma carreira que pode não ser a dele. Às vezes falta o olhar atento, a sensibilidade em descobrir um talento escondido. O olhar diferente, o enxergar no outro, o apoio e o incentivo é fundamental para a descoberta de novas aptidões, pois os talentos podem estar escondidos através de pequenos gestos.
Para potencializar talentos é preciso estimular sentir, valorizar os detalhes, acreditar, e esse pressuposto parte da família que deve ter atitude e dar forças para a criança na descoberta de habilidades que futuramente possa fazer parte da sua profissão. Entretanto, ninguém deve ser obrigado a fazer algo que não tem vontade, o importante é dar liberdade para que a criança descubra um talento escondido dentro de si. Não se deve cessar ou cortar pela raiz à vontade, o querer fazer, antes de avaliar e medir a necessidade do outro descobrir algo novo. Por isso, é importante que os pais percebam, perguntem, conversem, e incentivem seu filho a buscar, criar para que seus desejos não sejam bloqueados e frustrados.
A parceria da escola com a família é fundamental nesse processo. Na educação é importante dar oportunidade a criança descobrir o seu próprio talento, realizando atividades e intervenções como pressuposto básico para que se sinta capaz de realizar uma atividade proposta e progrida a níveis mais complexos de execução das habilidades.
Kaliana Oliveira
Comunicóloga, Publicitária, Licenciada em História, Especialista em Gestão de Recursos Humanos. Vice Diretora do Colégio Jorge Amado.