O comércio de Itabuna vai abrir nesta quarta-feira, dia 3, com a adoção de medidas de segurança. O anúncio foi feito pelo prefeito Augusto Castro (PSD), em entrevista coletiva de imprensa na manhã de hoje no Teatro Candinha Dórea, quando declarou que o tema foi debatido com a classe empresarial, e será mantido o toque de recolher a partir das 20 horas.
O prefeito justificou que a abertura comercial se deve à queda de arrecadação e da atividade econômica, ao temor de desemprego e agravamento da situação dos comerciantes. “No encontro virtual, o governador Rui Costa foi prudente. Ouviu as ponderações de cada prefeito, deixando a cada um a decisão de flexibilização. Por isso, cada município terá sua determinação e protocolos para conter o avanço da pandemia e da variante do vírus que chegou à nossa região”, afirmou.
Por determinação do prefeito, a Secretaria Municipal de Saúde vai instalar, a partir de amanhã, o hospital de campanha em área contígua ao Teatro Candinha Dórea, “o maior do interior do estado, dotado de 35 leitos, sendo 20 leitos de UTI e 15 clínicos”, disse Augusto. Ele afirmou que avisou ao governador Rui Costa para a unidade atender Itabuna e os municípios pactuados em urgência e emergência, “porque a cidade é polo de serviços médicos”.
O hospital vai contar a infraestrutura necessária ao atendimento dos pacientes e a empresa vai dotá-lo de suporte aos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. A Emasa vai implantar rede para coleta de esgotamento sanitário.
“Tudo isto para que Itabuna possa atender os pacientes. Vamos tratar do credenciamento no Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde da Bahia para que se possa financiar tudo”, disse o prefeito, acrescentando que a Secretaria Municipal de Saúde já monta as equipes profissionais.
Depois de apresentar dados estatísticos de casos da Covid-19 e de vacinação de profissionais de Saúde e idosos, a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, apresentou o pacote de ações que inclui estabelecimento de novos protocolos para bancos, lotéricas, feiras, mercados, academias de ginástica, escolinhas de esporte e clubes sociais; parcerias para ponto de lavagem de mãos; gabinete itinerante, manutenção de blitzen para uso de máscaras e fiscalização.
Lívia também afirmou que bairros podem ter lockdown se os índices de contaminação forem altos, continuação de testagens e avaliação a cada 15 dias para flexibilização das medidas. Ao final de sua exposição, a secretária de Saúde disse que se a população cooperar evitando aglomerações e o comércio seguir os protocolos e as medidas de segurança preconizadas pela Organização Mundial da Saúde, o coronavírus pode ser controlado na cidade.
Também exortaram a conscientização cidadã, o vice-prefeito Enderson Guino e o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Erasmo Ávila, enquanto o comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Ferreira Lopes discorreu sobre as ações de controle e fiscalização da Operação Oxigênio que vêm sendo realizadas em toda a cidade como suporte à fiscalização das secretarias de Segurança e Ordem Pública, Transporte e Trânsito, Infraestrutura e Urbanismo e Indústria, Comércio, Emprego e Renda e Guarda Civil Municipal.
Departamento de Comunicação Social
Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação
Prefeitura de Itabuna
Fotos:Roberto-Santos