O professor e advogado Francisco Valdece foi reeleito, por aclamação, na noite de quarta-feira (15), para o cargo de provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, para o biênio 2022/2023. Em respeito às medidas sanitárias adotadas por causa da pandemia da Covid-19, o processo de votação foi misto – presencial, online e via e-mail. A Assembleia Ordinária de Eleição foi realizada no auditório da Unidade Mista Ailton de Melo Messias.
Reeleito, o provedor fez um resumo das ações colocadas em práticas no primeiro mandato, destacando o processo da reestruturação financeira da instituição, os diálogos para estabelecer um melhor relacionamento com gestores municipais do Sistema Único de Saúde (SUS) e as medidas para viabilizar a reabertura do Hospital São Lucas. Francisco Valdece explicou que o atraso para o funcionamento da unidade hospitalar ocorre por causa de processos burocráticos já superados.
ONA E REABERTURA DO SÃO LUCAS
Francisco Valdece reforçou que entre as prioridades para o próximo mandato da provedoria estão a reabertura do São Lucas e o processo de certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) do Hospital Manoel Novaes. “São dois sonhos que vamos transformá-los em realidade e que trarão ganhos tanto para os empregados quanto para os usuários do serviço de saúde do município”.
Com 100% dos leitos destinados a pacientes SUS, o Hospital São Lucas, na 1ª etapa, ofertará 62 leitos, sendo 50 clínicos (enfermaria) e 12 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os investimentos serão feitos gradativamente para que a unidade hospitalar seja estruturado e equipada. “Para isso, já temos uma parte dos recursos assegurada por meio de emendas parlamentares”, explicou.
Além de Francisco Valdece, também foram eleitos o vice-provedor Peter Deviris Lemos; Sílvio Roberto Sousa (1º secretário); Carlos Veloso Leahy (2º secretário); André Fernando Wemann (1º tesoureiro) e José Saturnino Rodrigues (2º tesoureiro). A posse dos membros da provedoria está marcada para o próximo dia 3 de janeiro no auditório da administração central.