A Secretaria de Saúde de Itabuna trabalha para melhorar o acesso da comunidade à saúde publica nas Unidades de Saúde (UBS e USF) e, principalmente, para diminuir as filas de espera para exames laboratoriais e marcação de consultas. Para isso o município implantou o programa “Fila Zero”, que dará mais agilidade ao processo de atendimento ao paciente, desde a entrada do usuário na rede pública, à realização de exames e consultas.
O secretário de Saúde, Jozimar Salles informou que o processo é feito por meio de agendamento e oferecerá, além da agilidade, mais conforto e segurança para o paciente. Agora ele não precisará mais enfrentar as madrugadas nas unidades de saúde e correndo o risco de não conseguir uma ficha.
Jozimar explicou que a partir da implantação do programa, o paciente poderá ir à unidade de saúde de seu bairro a qualquer dia do mês para solicitar o tipo de procedimento que precisa. Na data agendada pela rede pública uma profissional da UBS liga para o paciente informando o dia e o horário do atendimento.
“Um procedimento simples, eficaz e que não deixa de ser uma forma de promoção ao bem-estar da população”, justificou o secretário, acrescentando que a saúde de Itabuna está trabalhando para tratar o cidadão com mais dignidade e eficiência técnica, ampliando os atendimentos não apena na rede da Atenção Básica como também em outras unidades de saúde de média e alta complexidade, a exemplo do que já ocorre no Hospital de Base e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24).
“A orientação do prefeito Fernando Gomes é de que sua equipe trabalhe para garantir atendimento ágil, humanizado e eficiente em todos os setores da administração municipal, um compromisso que ele vem cumprindo desde que assumiu o comando do Centro Administrativo Firmino Alves”, concluiu o secretário.
Fonte: PREFEITURA DE ITABUNA – SECRETARIA DE GOVERNO – DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL.