Itabuna 111 anos, gente que faz parte da sua história
Francisco Valdece, uma vida dedicada a Itabuna
Advogado com ampla experiência e reconhecimento profissional, o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Francisco Valdece Ferreira Sousa, tem relevantes serviços prestados à Itabuna não só como advogado, mas como presidente de clubes de serviço, entidades representativas do comércio, além de comerciante.
Nesta semana em que Itabuna comemora os seus 111 anos de emancipação política e administrativa, ele faz uma reflexão de sua trajetória de sucesso desde que aqui se estabeleceu e constituiu família. “Aqui cheguei há mais de 40 anos para atuar como supervisor de concessionárias da Olivetti do Brasil S.A., que tinha abrangência em várias cidades do sul ao extremo sul da Bahia”.
Com o espírito empreendedor, não demorou muito para fundar a empresa VALMAQ Máquinas e Equipamentos para Escritório Ltda., concessionária da Olivetti. O negócio foi bem sucedido por mais de 10 anos, até caírem às vendas de máquinas de escrever e calcular por conta do advento dos computadores. “Foi então que decidir me dedicar à advocacia, profissão a qual tanto amo e exerço até hoje”.
Nesta fase, prestou serviços ao Grupo Messias, e, posteriormente, a convite de Ailton de Melo Messias, então provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, assumiu as questões jurídicas da entidade, uma relação que foi confirmada por diversos provedores que o sucederam. Também foi presidente do Lions Clube Itabuna Sul, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), além de sóciofundador e primeiro presidente do Sindicom.
Superação
Recentemente, passou por um momento crítico quando foi acometido pela covid-19, sendo necessário internamento de 40 dias no Hospital Calixto Midlej Filho, ficando afastado do cargo de provedor da Santa Casa por dois meses.
Como provedor desta instituição, a qual assumiu o cargo em julho de 2020, fala com orgulho da indicação do seu nome pelo então provedor, o médico Eric Ettinger de Menezes Júnior, e da aprovação por unanimidade em votação da assembleia dos Irmãos da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. “Sinto-me honrado em poder dar essa contribuição tão importante para a nossa Santa Casa e Itabuna”.