Sandra Neilma: uma mulher multifacetada que é um exemplo de luta pelo social em Itabuna
Mãe, mulher, esposa e uma guerreira na luta pelo bem estar da comunidade carente de Itabuna.
A primeira-dama e secretária de Assistência Social do Município de Itabuna, Sandra Neilma, é uma mulher que se desdobra para desempenhar muito bem o seu papel na sociedade.
Casada com o prefeito Fernando Gomes, mãe de Maria Fernanda e Maria Esther, Sandra tem como um dos pilares de sua vida o amor familiar. “Família é a base de tudo, quem recebe amor, carinho e orientação de sua família leva para toda vida um bem enorme. A formação inicia no seio da família, é nela que se aprende os valores e nós mulheres precisamos estar com isso muito bem definido para que possamos criar filhos responsáveis, conscientes do seu papel na sociedade, na vida”.
E completa: “Cabe a família dar toda orientação na formação do caráter dos filhos. Os filhos tem muito dos pais, e essa herança ele adquire para vida inteira. Eu sou uma pessoa extremamente grata, devo tudo que sou a minha família, e desta mesma forma pauto a educação das minhas filhas, com base na humildade e respeito as pessoas, pois tudo nessa vida é passageiro”.
Ao lembrar de Fernando Gomes, Sandra cita que existe um aprendizado mútuo e diário. “Fernando representa um aprendizado muito grande para mim, e também meu grande amor. Somos de gerações diferentes, mas nestes 20 anos de convivência aprendemos muito um com o outro, crescemos muito e aprendi a admirá-lo cada dia mais. Ele sempre foi um batalhador e não podemos esquecer isso”.
Se com a família o pensamento de Sandra é de sempre dá o seu melhor, no Social não é diferente. Ela assumiu a Secretaria de Assistência Social pela segunda vez após quase 12 anos, com o intuito de ajudar cada dia mais as famílias que precisam de apoio, sobretudo, crianças e adolescentes. “É um desafio proteger, cuidar das famílias, das crianças, e eu quero aproveitar essa nova oportunidade de gestora social para cumprir o meu papel. É um trabalho que requer compromisso de todos e temos justamente trabalhado com esse sentimento de integração, capacitando nossa equipe para buscar melhores resultados”.
A implantação de dois CRAS em localidades que não contam com o serviço é uma de suas metas, mas os desafios são muitos. “Sabemos da situação em que se encontra a Prefeitura de Itabuna, da falta de recursos, lidamos com essa dificuldade e um dos pontos que mais me angustia é querer fazer e não poder. Precisamos reformar os equipamentos, pois encontramos sucateados por não terem passado por manutenção nos últimos oito anos, mas o que me deixa feliz é que mesmo dentro desse universo de dificuldades avançamos bastante e ainda temos muito o que avançar nos próximos três anos”.