SANTA CASA DE ITABUNA SUPERA A MARCA DE 6,2 MIL ATENDIMENTOS DE CASOS DE COVID-19

Pioneira no sul da Bahia e preparada para a prestação de serviços a pacientes suspeitos e positivados para o novo coronavírus, a Santa Casa de Itabuna superou a marca de 6,2 mil atendimentos desde o início da pandemia, no primeiro semestre 2020. Desse total, 1.831 pessoas precisaram de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou em leitos clínicos dos hospitais Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes.

No período de pouco mais de um ano, são centenas de histórias emocionantes, muitas registradas em vídeos e fotos. Uma das histórias de superação é a do casal Judson e Maria de Lourdes Lisboa, que estão juntos há quatro décadas. Moradores de Itajuípe, no sul da Bahia, eles ficaram internados na Unidade Covid do HCMF. Os dois deram entrada no mesmo dia e, juntos, receberam alta médica.

Outra história de superação nessa pandemia é de um paciente centenário. Morador de Uruçuca, seu José Rodrigues dos Santos, de 104 anos, ficou internado durante seis dias na enfermaria da unidade Covid-19 do Calixto Midlej Filho. Muito querido em sua cidade natal, seu “Zé Aguadeiro”, como é conhecido, foi recebido com festa no dia 20 de julho do ano passado.

Outro paciente que viveu momentos difíceis por causa do coronavírus e superou a doença depois de 24 dias internado no HCMF, sendo que 18 intubado na UTI, foi o médico oftalmologista José Fabiano de Freitas Teles, de 44 anos. Ele conta que chegou a duvidar se voltaria a atender seus pacientes, mas logo percebeu que não só recuperaria a capacidade para atender em consultório, mas também para fazer cirurgias.

Entre os pacientes pediátricos em estado grave atendidos no Hospital Manoel Novaes está a filha da dona de casa Benta das Neves Santos. Moradora de Jequié, no sudoeste da Bahia, a pré-adolescente, de 13 anos, teve o quadro de saúde agravado em janeiro deste ano e foi intubada na UTI Covid-19, onde superou a fase crítica e recebeu alta 41 dias depois. “Ela chegou aqui muito mal mesmo e chegou a ser intubada, mas, Graças a Deus e aos profissionais daqui, ela conseguiu se recuperar”, conta.

PRIMEIRA INSTITUIÇÃO

O provedor Francisco Valdece lembra que a Santa Casa de Itabuna foi a primeira instituição no sul da Bahia a se preparar para atender pacientes com suspeita e/ou positivados para o novo coronavírus. Para Francisco Valdece, que foi infectado pela Covid-19 e ficou mais de 30 dias internado, sendo boa parte em um leito de UTI, a alta médica de cada paciente representa uma vitória não só para as famílias, mas também para todos os profissionais envolvidos no tratamento.

O provedor destaca que muitos pacientes chegaram aos hospitais da SCMI em estado muito grave e, conseguiram vencer a batalha contra o novo coronavírus. “Há casos de paciente que ficou internado por mais de 60 dias e conseguiu se recuperar. Eu estou entre os pacientes que ficaram em estado grave e se recuperaram graças a Deus, a estrutura e aos profissionais da SCMI”, relata o provedor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.