O Projeto Super-heróis da vida real, desenvolvido pela equipe multidisciplinar do Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, surpreendeu e emocionou os pais de bebês prematuros internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal, UTI Intermediária e na Unidade Canguru. Com poucos dias de nascimento, os meninos e meninas foram as principais estrelas da campanha do Dia das Crianças neste ano, com direito uma sessão de fotos com fantasia de Mulher Maravilha e Super-Homem.
Para o casal Sílvia Caroline Sousa e Albertino Brito de Jesus (Beto), moradores de Itabuna e pais das gêmeas Maitê e Maya, a inciativa de registrar as crianças fantasiadas deixa o ambiente mais leve, além dos primeiros registros dos bebês, que passaram pela UTI Neo, dias depois seguiram para a Unidade Intermediária, e hoje estão evoluindo na Canguru. “Somos pais de primeira viagem e não esperávamos essa surpresa para as nossas filhas”, afirma Albertino Brito.
Sílvia Caroline diz que foi um momento muito especial vê as filhas vestidas de Mulher Maravilha. A família está acompanhando, de perto, a evolução do quadro de saúde das heroínas internadas na unidade Canguru, projeto que possibilita aos pais ficarem 24 horas juntos aos seus bebês. Sílvia e Beto destacaram também a importância do contato “Pele a Pele”, outra iniciativa do Canguru.
O casal acredita que as ações de humanização desenvolvidas no Manoel Novaes têm acelerado o processo de recuperação de Maitê e Maya. “Duas semanas que elas passaram da UTI para a Unidade Canguru, e iniciaram no ”Pele a Pele”, já ganharam mais de seiscentos gramas. Esta inciativa, com outras ações realizadas pelas equipes, têm gerado resultados maravilhosos”, comemora Beto. Uma das meninas nasceu com 1 quilo e a outra com 960 gramas.
MAIS UMA HEROÍNA
Para Adiel Santos Ferreira e Neriene Bezerra dos Santos, moradores de Itaju do Colônia e pais de Vitória Cristal, cada ação realizada na UTI Neonatal tem sido importante para o processo de recuperação da bebê, pois une ainda mais o casal, que há anos tentava aumentar a família. “Antes da chegada dela, enfrentamos seis abortos consecutivos. Nesta sétima gravidez, Deus nos proporcionou essa vitória”, disse Adiel Ferreira explicando de o por quê da escolha do nome
Neriene chegou ao Manoel Novaes quando estava com 24 semanas de gravidez, com o quadro de perda de líquido. “Fiquei quase um mês internada para tentar segurar a bebê. Consegui segurá-la até 29 semanas. Tive a nossa menina no dia 4 de agosto. Em breve, receberemos alta médica, com fé em Deus”, conta.
A coordenadora da UTI Neo, a enfermeira Lucinaide Lemos, explica que a ideia é ampliar a quantidade de personagens, incluindo super-heróis, como Capitão América, Homem-Aranha, Batman e Superman.
Ela destaca que o Projeto Super-heróis é uma das ações que visam a humanização da assistência por meio do registro de imagens dos recém-nascidos. É uma ação para reforçar que tanto os bebês quanto os pais são heróis e heroínas, vivem um momento de superação. Além de Lucinaide Lemos, o projeto conta com a participação de Thatyanna Rodrigues (psicóloga da Neo) e Carine Teles (estagiária).