HOSPITAL MANOEL NOVAES REALIZA SESSÃO DE FOTOS COM BEBÊS HERÓIS NO DIA DAS CRIANÇAS

O Projeto Super-heróis da vida real, desenvolvido pela equipe multidisciplinar do Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, surpreendeu e emocionou os pais de bebês prematuros internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal, UTI Intermediária e na Unidade Canguru. Com poucos dias de nascimento, os meninos e meninas foram as principais estrelas da campanha do Dia das Crianças neste ano, com direito uma sessão de fotos com fantasia de Mulher Maravilha e Super-Homem.

Para o casal Sílvia Caroline Sousa e Albertino Brito de Jesus (Beto), moradores de Itabuna e pais das gêmeas Maitê e Maya, a inciativa de registrar as crianças fantasiadas deixa o ambiente mais leve, além dos primeiros registros dos bebês, que passaram pela UTI Neo, dias depois seguiram para a Unidade Intermediária, e hoje estão evoluindo na Canguru. “Somos pais de primeira viagem e não esperávamos essa surpresa para as nossas filhas”, afirma Albertino Brito.

Sílvia Caroline diz que foi um momento muito especial vê as filhas vestidas de Mulher Maravilha. A família está acompanhando, de perto, a evolução do quadro de saúde das heroínas internadas na unidade Canguru, projeto que possibilita aos pais ficarem 24 horas juntos aos seus bebês. Sílvia e Beto destacaram também a importância do contato “Pele a Pele”, outra iniciativa do Canguru.

O casal acredita que as ações de humanização desenvolvidas no Manoel Novaes têm acelerado o processo de recuperação de Maitê e Maya. “Duas semanas que elas passaram da UTI para a Unidade Canguru, e iniciaram no ”Pele a Pele”, já ganharam mais de seiscentos gramas. Esta inciativa, com outras ações realizadas pelas equipes, têm gerado resultados maravilhosos”, comemora Beto. Uma das meninas nasceu com 1 quilo e a outra com 960 gramas.

Quem também aprovou a ação de humanização do Hospital Manoel Novaes foi Uarlei Charles Campos, de Vitória da Conquista, pai de Hannah Valentina, que está se recuperando em um leito da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, e nasceu com 33 semanas e 3 dias. “São ações que ajudam a deixar o ambiente mais leve, e espero que ajudem na recuperação da nossa princesa, que chegou aqui, no hospital, aos três dias após o nascimento”, disse Uarlei Charles.

MAIS UMA HEROÍNA

Para Adiel Santos Ferreira e Neriene Bezerra dos Santos, moradores de Itaju do Colônia e pais de Vitória Cristal, cada ação realizada na UTI Neonatal tem sido importante para o processo de recuperação da bebê, pois une ainda mais o casal, que há anos tentava aumentar a família. “Antes da chegada dela, enfrentamos seis abortos consecutivos. Nesta sétima gravidez, Deus nos proporcionou essa vitória”, disse Adiel Ferreira explicando de o por quê da escolha do nome


Neriene chegou ao Manoel Novaes quando estava com 24 semanas de gravidez, com o quadro de perda de líquido. “Fiquei quase um mês internada para tentar segurar a bebê. Consegui segurá-la até 29 semanas. Tive a nossa menina no dia 4 de agosto. Em breve, receberemos alta médica, com fé em Deus”, conta.

A coordenadora da UTI Neo, a enfermeira Lucinaide Lemos, explica que a ideia é ampliar a quantidade de personagens, incluindo super-heróis, como Capitão América, Homem-Aranha, Batman e Superman.

Ela destaca que o Projeto Super-heróis é uma das ações que visam a humanização da assistência por meio do registro de imagens dos recém-nascidos. É uma ação para reforçar que tanto os bebês quanto os pais são heróis e heroínas, vivem um momento de superação. Além de Lucinaide Lemos, o projeto conta com a participação de Thatyanna Rodrigues (psicóloga da Neo) e Carine Teles (estagiária).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.