“GENTE DE VITÓRIA” HOMENAGEIA DIA DO CORRETOR DE IMÓVEIS NUMA ENTREVISTA DESCONTRAÍDA COM O EMPRESÁRIO ANTÔNIO PAIM

Se fosse necessário classificar a relação do empresário Antônio Paim com o seu ofício, a palavra seria somente uma: “amor”.

Apaixonado pelo que faz, não foi à toa que o seu nome foi escolhido para homenagear, na edição desta terça-feira, 29/08, no quadro “Gente de Vitória”, dentro do programa “TVI News”, na TVI, o Dia dos Corretores de Imóveis, comemorado no último domingo, 27 de agosto. Paim é um dos empresários e corretores com carreira mais consolidada na área, em Itabuna

Entrevistado pela editorialista Vitória Santana e pelo comunicólogo Eric Thadeu Nascimento Souza, ele se emocionou logo no início das conversas, quando lembrou como os caminhos da vida o levaram para a área de corretagem.

Ele contou que, mais jovem, cursou os primeiros períodos do curso de Direito e precisou interrompê-lo para cuidar do pai por três anos, vítima de câncer. Após o falecimento, replanejou sua vida e foi aí que revisitou o talento da família, que é o de trabalhar com a área de vendas. Seu pai, principalmente, tinha esse dom e o utilizava para vender ouro e joias.

Pronto para o mercado de trabalho, Paim iniciou sua jornada como corretor de automóveis e dali para os imóveis não demorou muito.

Fez um curso com duração de dois anos, tirou o seu registro junto ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) e observou que atenção, cuidado, respeito, gentileza, tranquilidade, paciência e responsabilidade eram os ingredientes que, nele, determinaram uma carreira de sucesso e uma vida feliz.

Por “vida feliz”, ele ainda puxou para perto dos seus empreendimentos a esposa e os três filhos que, embora já tenham seus ofícios estabelecidos, não deixam de ajudá-lo na tarefa de engrandecer a sua empresa: a Lemos & Paim Corretora de Imóveis, já em fase de expansão, sobre a qual inaugurará uma filial em Ilhéus e uma outra em Porto Seguro.

Quando se trata das mudanças no mercado imobiliário, o corretor fez uma análise segura de como esse mercado mudou ao longo dos anos, a rigor inclusive do crescimento da relação de oferta e procura.

Em Itabuna, por exemplo, ele aponta que há uma grande quantidade de prédios residenciais sendo construídos porque a tendência de mercado é de que a população da cidade cresça no ritmo do progresso e do desenvolvimento advindos dos serviços ofertados como Educação, especialmente de nível superior, com as faculdades particulares que já se instalaram, estão se instalando e o crescimento das duas grandes universidades públicas que atendem à demanda de Itabuna e Ilhéus: a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Hoje, dos imóveis que negocia tanto para venda quanto para aluguel, explica que já consegue com clientes de Itabuna que querem adquirir imóveis em outros lugares do Brasil e do mundo, assim como empresta sua credibilidade para atender clientes de todas as regiões do Brasil e do mundo interessados na aquisição de imóveis em Itabuna, cidades circunvizinhas (Ilhéus, especialmente, pelas belezas naturais) e até em outras regiões do país.

Com muita simplicidade e pureza de espírito, reconhece a importância de nunca se enxergar um colega de trabalho como “concorrente”, e sim, como parceiro de negócios.

“Não adianta nada você ter um cliente e não ter o imóvel que ele quer comprar, nem adianta ter o imóvel nas suas mãos, e não ter o cliente. Então, nessa hora, a gente precisa muito contar com a ajuda dos parceiros, sem os quais a gente corre o risco de não chegar no resultado, que é o fechamento da negociação”, avaliou.

Esclareceu ainda que o papel de um corretor de imóveis vai para além das simples vendas ou aluguéis. Para ele, um bom corretor tem que saber avaliar, tem que ter a técnica apurada para realizar perícias, tem que ter o conhecimento básico para destrinchar os aspectos burocráticos de uma negociação (preparar os documentos) e tem que estar apto a conduzir os seus negócios seja naquele imóvel que ainda está na planta (buscando informações seguras da construtora que coloca imóveis à venda nessa modalidade) até a condução de processos de averbamentos.

Ao final, ficou o selo de que efetivamente, quando o olho brilha mais forte, quando se é apaixonado pelo que faz e quando se acredita no próprio potencial, não só o trabalho do corretor de imóveis, mas toda e qualquer profissão acaba por se realizar com o máximo de competência, sua marca registrada e seu cartão de visitas.

O quadro “Gente de Vitória” vai ao ar todas as terças e quintas, sempre das 11h às 11h55min. Pode ser assistido ao vivo ou em horários alternativos entre os assinantes do sistema TVC, em Itabuna e Ilhéus no canal 24.2. No canal da TVI no YouTube (“TVI News Brasil”), está acessível também “sob demanda”, essa e todas as demais entrevistas que já foram realizadas.

Texto: Eric Thadeu Nascimento Souza.
Fotos: Bárbara Oliveira.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.