Nas Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família, das 8 às 11 e das 13 às 16h, serão oferecidas todas as vacinas do calendário infantojuvenil previstas no Programa Nacional de Imunizações (PNI). Além disso, também será o momento para atualização cadastral no sistema. Por isso, a importância do comparecimento dasepessoas dessa faixa etária.
Durante os dois últimos finais de semana, a equipe da Rede de Frio em conjunto com a equipe da Atenção Primária, por meio dos técnicos de Enfermagem das salas de vacina, realizaram mutirão de atualização dos dados da vacinação no sistema E-SUS. Foi identificado que muitas crianças ainda estão sem a devida atualização da caderneta vacinal.
A coordenadora da Rede de Frio, Camila Brito, destacou a importância da conscientização dos pais ou responsáveis por crianças e adolescentes quanto à imunização. “Precisamos do apoio de vocês para que possamos manter uma situação confortável dentro do município no que se refere não somente à Covid-19, mas à gripe, pneumonia, meningite, sarampo, etc. doenças que chamamos de imunopreveníveis”, disse
Ela reiterou que todas essas doenças podem ser prevenidas com a simples vacinação e reafirmou o apelo aos tutores. “Mais uma vez fica o apelo da Coordenação na perspectiva de que todos cumpram com seu papel. Pedimos a colaboração de todos para que busquem o serviço de vacinação mais perto de casa e façam essa vacinação”, afirmou. A documentação necessária é o cartão de vacina da criança ou do adolescente, documento de identificação e CPF.