Vitor Augusto Almeida Xavier Santos, conhecido como “Vitor Augusto Xavier”, é um verdadeiro jovem multifacetado. Baiano nascido em Itabuna-BA, nasceu em 13 de janeiro de 1997, fruto da união de Nívea Jane e Ademilton Batista. Apesar da pouca idade, o jovem de 21 anos possui um vasto currículo na área em que atua e dirige sua própria empresa de produção audiovisual, a ABS Filmes.
Ainda aos 16 anos, foi premiado como melhor diretor em um concurso feito no colégio Divina Providência, onde concorria o seu segundo curta-metragem, filmado inteiramente em Chroma Key, utilizando o escritório de contabilidade do seu pai como estúdio improvisado, além de ter produzido mais quatro curtas durante o seu ensino fundamental e médio, sendo um deles, uma refilmagem da obra “Dom Casmurro” de Machado de Assis.
Desde 2013, ele e seu pai, Ademilton, produzem também, um longa-metragem independente sobre a doença de Alzheimer, intitulado como “Arthur”, sendo este, planejado para ser lançado até 2019 em festivais.
QUANDO TUDO COMEÇOU
Vitor se interessou pela imagem em movimento ainda criança. Aos 8 anos teve a sua primeira experiência com a câmera da sua avó, Noelina. O pequeno garoto fazia filmagens com os seus brinquedos e amigos, materializando suas primeiras histórias.
Em 2012, ainda no ensino fundamental, produziu o seu primeiro curta-metragem, o “Ligações Perigosas”, baseado na adaptação cinematográfica dirigida por Stephen Frears do livro homônimo do autor inglês Christpher Hampton. Desde o início, se dividia entre diretor, roteirista, cinegrafista, produtor, editor e algumas vezes arriscava a façanha de atuar. Sempre aproveitando a oportunidade dos trabalhos escolares como também a ajuda dos seus colegas durante a encenação.
No ano de 2013, já no ensino médio, produziu mais um curta, o “Incertezas”, baseado na obra “Dom Casmurro” escrita por Machado de Assis. Esse foi o seu segundo trabalho de época, e contava a estória de João, um homem que após o término do seu relacionamento, lê a obra de Machado e viaja para dentro do universo literário se tornando o próprio Bento Santiago.
ARTHUR
Durante uma viagem a Maceió em 2013, surge a ideia de produzir um filme. A princípio a estória se tratava de um viajante em crise existencial, e o trabalho teria por nome “À Procura da Razão”, porém ao retornar da viagem que durou 90 dias, descobre que sua avó Noelina – portadora de Alzheimer – se encontrava em um quadro mais avançado da doença. Surge então a idéia de inserir a enfermidade como tema do projeto.
O filme trata de assuntos como, Memória, a Condição Humana perante a natureza, o Existencialismo, Desconstrução de Paradigmas, Relações Familiares e Antropocentrismo. A trama tem como ator principal o Ademilton, que além de pai do cineasta é um grande parceiro profissional, e sempre apoiou o filho em todos os seus projetos. Este será seu primeiro trabalho como protagonista de uma longa-metragem.
O processo de produção do projeto fora inteiramente independente, sendo produzido com um orçamento bastante modesto e tendo a maior parte de suas filmagens captadas durante viagens em família. Toda a trilha sonora do filme, é produzida pelo próprio Vitor, em seu estúdio. O filme ainda está em fase de produção e será lançado até 2019 em festivais dentro e fora do Brasil.
PAI & FILHO
Mais que uma simples relação de pai e filho, Vitor e Ademilton são amigos inseparáveis e estão sempre juntos, seja nos momentos de trabalho ou no lazer. A relação dos dois pode ser definida por dois elementos essenciais em suas rotinas, o café italiano e o xadrez, motivo de encontro marcado todas as sextas-feiras a noite em uma popular cafeteria no shopping da cidade em companhia sempre de bons amigos.
Ao contrário do filho, Ademilton não trabalha com câmeras, mas sim com números e letras. Aos 57 anos de idade, diante do espelho, questionamentos antigos retornam e ele decide iniciar uma carreira literária, para escrever poesias, contos e romances. O profissional contábil se descobre escritor e poeta após quase 30 anos de carreira na área administrativa.
Em 2017, Ademilton participou de vários concursos nacionais e internacionais de poesias num total de treze, sendo premiados em dez deles. Recentemente, foi condecorado internacionalmente pela “Fundacion César Egido Cerrano”, na Espanha, por sua participação no concurso produzido pelo Museo de la Palabra, na cidade de Madrid. Entre suas premiações, estão Cinco livros de antologias impressos, dois virtuais e dois textos em acervo na ACSL – Academia Saltense de Letras na Estancia de Salto (SP).
Em 2018, lançará 5 volumes da sua primeira obra literária “Pensamentos em Poesias”, onde reúne poemas curtos e poesias sobre a sua percepção da vida, existência e do cosmos. Até 2020, tem planos para lançar seu primeiro romance, que narra a estória de um casal de diferentes nacionalidades que se apaixonam em meio a primeira guerra mundial.
Pai e filho também pretendem realizar uma antologia fotográfica e poética sobre o filme Arthur, unindo seus talentos em um projeto conjunto de imagens e poesias presentes no projeto para ser lançado logo após o longa-metragem.
ABS FILMES
Além do envolvimento de pai e filho no cinema de ficção, surge muito cedo também o envolvimento de Vitor em trabalhos remunerados e a necessidade de trabalhar não só o lado artístico, mas o administrativo e comercial, e assim nasceu a ABS Filmes. Uma produtora audiovisual que oferece soluções para as áreas de Publicidade, Propaganda, Cinema, Televisão e Eventos.
A ABS já assinou projetos para empresas como Avatim, Biboca Cabelereiros, AABB, Prefeitura de Itabuna, Shopping Jequitibá, além de cobrir diversos tipos de eventos, desde casamentos, inaugurações, aniversários a confraternizações e produzir videoclipes para artistas populares no mercado regional como Sinho Ferrary, Gabriel K, Ligação Arcana, DJ Justinne K, entre outros.
A produtora pretende também entrar no mercado do cinema nacional, produzindo curtas, longas-metragens, documentários e minisséries para TV. Hoje, a empresa é dirigida por Vitor e seu pai, ampliando sempre os horizontes para seus projetos.