VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER E PSICOLOGIA FOI O TEMA DO “GENTE DE VITÓRIA” DESTA TERÇA, COM CHRISTIANE VANESSA

O quadro de entrevistas que, desde sua estreia, está chamando a atenção do público regional, “Gente de Vitória”, dentro do programa TVI News, pela TVI, recebeu, nesta última terça-feira, 22/08, a psicóloga Chistiane Vanessa Oliveira, há 13 anos em atuação em Itabuna.

A psicóloga conversou com os entrevistadores Vitória Santana e Eric Thadeu sobre violências contra as mulheres e o aspecto psicológico que se incide sobre elas quando estão envolvidas em tais circunstâncias, a rigor da série de entrevistas que o quadro vem realizando ao longo desse mês versando sobre o “Agosto Lilás”, mês da campanha de coibição e prevenção da violência contra a mulher.

Vanessa ressaltou a rede de apoio necessária para que as mulheres se sintam encorajadas ao enfrentamento do ciclo de violências, mas não deixou de ressaltar que é possível reconstruir novas bases de valores na própria sociedade quando as famílias, as escolas, o poder público e os sistemas de segurança se unem no sentido de educar o cidadão desde cedo para que não se pratique violência, não somente contra as mulheres, mas contra indivíduo nenhum.

Sobre casos recentes que foram divulgados pela imprensa no Sul da Bahia, a entrevistada foi questionada se seria possível que um agressor mude de comportamento, melhore sua personalidade no trato com as mulheres a partir de uma intervenção de psicoterapia.

Ela esclareceu que, dado ao fato de que, muitas vezes, “a violência contra as mulheres vem de um comportamento que se torna um padrão, então, muito dificilmente, a intervenção psicoterápica será eficiente nessa mudança comportamental. É difícil, mas não impossível”, disse ela, complementando que, assim como as mulheres violentadas precisam tomar uma iniciativa para debelar o ciclo de violência, também os agressores precisam se colocar numa predisposição de mudança comportamental para que se transforme num ser humano melhor.

“E aí, não é somente o atendimento psicológico que vai entrar como fator decisivo nessa mudança, o psiquiátrico também é muito importante, cabendo inclusive uma interação medicamentosa específica para ajudar nesse processo”, complementou.

Christiane Oliveira falou sobre a questão do ambiente familiar, amealhado por situações de agressões rotineiras, por vezes causando traumas nas crianças ou fazendo com que elas normatizem a violência (meninas crescendo achando que aquilo é “normal” e meninos crescendo com a ideia de que podem agredir uma mulher).

“É preciso que pais, mães, família, conversem com os seus filhos para que a rede de proteção esteja sempre acessível, ao primeiro sinal de que uma mulher possa estar envolvida em circunstâncias de violência, por mais simples que sejam e aí o papel da imprensa em propiciar espaços para debater o assunto, para promover esclarecimentos e para conscientizar a população, é excepcional”, concluiu.

A entrevista completa com a psicóloga pode ser assistida no canal TVI News Brasil, no YouTube.

O quadro “Gente de Vitória” vai ao ar todas as terças e quintas, das 11h às 11h55min. Nesta quinta-feira, 24/08, a entrevista será com a analista emocional Marleide Santos, ao vivo pelo canal 24.2 da TVC em Ilhéus e Itabuna e na internet, pelo YouTube.

Texto: Eric Thadeu Nascimento Souza.
Fotos: Bárbara Oliveira.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.